Dessa vez preparamos a você que esta vindo a Fortaleza uma grande dica de Passeios.A capital do Ceará é uma cidade acolhedora que propicia aos seus milhares de visitantes diversão garantida e uma infinidade de atrações turísticas. São muitos os atrativos, desde a hospitalidade de seu povo aos passeios por belas praias. Confira abaixo dicas de passeio para fazer na cidade.

Alugue um Carro Na Ceará rent a Car e Conheça as Belezas do nosso ceará.

01. Orla Maritima

Praias de Fortaleza: tem aproximadamente 25 km de praias urbanas onde as águas do mar turquesa formam um cenário impressionante com todos os arranha-céus. Para atender à demanda turística, a capital do Ceará investiu em uma enorme infraestrutura de modernos hotéis, restaurantes e opções de lazer, principalmente na região à beira-mar. Do Norte para o Sul, as principais praias urbanas de Fortaleza são: Iracema, Meireles, Mucuripe e Praia do Futuro.
Praia de Iracema: Iracema (a praia dos boêmios)  é a que fica mais próxima do centro. Limitada à sua direita por um quebra-mar que a divide com a Praia do Meireles. Do lado esquerdo, termina na Ponte dos Ingleses (Metálica), antigo porto da cidade. Com a maior concentração de restaurantes, boates e bares é otima para quem gosta da noite (na rua dos Tabajaras fica a maior quantidade de estabelecimentos). Lá a animação começa ao entardecer e vai até de madrugada.  O Centro Cultural Dragão do Mar, assim como a boate Pirata, referências da cidade, ficam em Iracema. Para muitos casais, a noite começa com o pôr-do-sol na "Ponte dos Ingleses". O pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, na Praia de Iracema, é um programa obrigatório para quem visita a cidade. A nova estátua de Iracema faz alusão à história da índia de mesmo nome, retratada no romance do escritor José de Alencar. Assim como Mucuripe e Meireles, a praia de Iracema não é recomendada para banho no mar; tanto pela existência de recifes como pela qualidade da água. A melhor praia urbana de Fortaleza para banhos de mar é a Praia do Futuro.

Praia de Meireles: A Praia do Meireles está localizado entre a Iracema e a do Mucuripe. Também fica na Avenida Beira Mar, e nela está contida alguns dos melhores hotéis de Fortaleza. Há restaurantes especializados na cozinha nacional e internacional, como japonês, italiano, fast food e "barracas" ao longo da beira mar. Meireles é a mais procurada para passeios e caminhadas . Esse trecho da praia tem calçada larga e vários pequenos estabelecimentos comerciais e turísticos, como restaurantes, quiosques, postos de informação. A Feirinha de Artesanato, que é armada todos os dias a partir do entardecer, é sua grande atração. Fortaleza é um excelente local para comprar artesanato; em diversos locais do Nordeste, a produção de artesanato ainda são meio de vida, e as técnicas são repassadas de pai para filho. Artistas talentosos produzem diversos tipos de artesanato (madeira, cerâmica, tecidos), de alta qualidade, e vendem por preços relativamente baixos. A Feirinha da Beira-Mar, ou Feirinha do Náutico em Fortaleza, é um dos pontos mais tradicionais de visitação de turistas. Ela é composta de algumas centenas de pequenas barracas que são montadas e desmontadas todos os dias.

Praia de Mucuripe: Mucuripe (a praia das jangadas) fica adjacente à Praia do Meireles. Caminhando pelo calçadão, você vai ver uma grande frota de "jangadas" com velas coloridas, que são pequenos barcos de pesca alinhados na praia e utilizadas como meio de vida pra sustento de diversas famílias de pescadores. Dependendo do horário, pode-se ver os jangadeiros ajudando-se mutuamente no trabalho manual (utilizando tábuas roliças) de levar as jangadas para o mar e de volta para a areia. É um lindo espetáculo de cooperação e trabalho em equipe. A praia de Mucuripe abriga o Museu do Farol, inaugurado em 1846, o farol funcionou por 111 anos, até ser desativado em 1957. É do Mucuripe também que partem os passeios de barco. Fica no final da Avenida Beira Mar, onde está localizado um mercado de peixes com aproximadamente 20 barracas. Lá é aonde as pessoas vêm de toda a cidade para comprar peixe, lagosta, lula e camarão, tudo fresquinho. É aqui que muitos jangadeiros vendem a pesca, o que significa que o mercado é provavelmente o lugar em Fortaleza onde se encontra o mais fresco e mais barato peixe da cidade. Além de algumas barracas onde se pode pedir, por um custo fixo de R$ 5, que se prepare o produto que se compra no mercado (fritura no alho e óleo).Praia do Futuro: A grande vedete do litoral de Fortaleza é a Praia do Futuro (a predileta dos banhistas), a única onde se pode tomar banho de mar sem preocupações – o trecho urbano da orla não costuma ser adequado para nadar por causa da poluição das águas. 

Fica ao longo da Avenida Dioguinho, no sudeste da cidade e é a mais popular de Fortaleza, famosa por sua comida típica (caranguejos, peixe frito e cozido de peixe chamado peixada) e música ao vivo (jazz, blues e MPB). Além do sol garantido, do mar e de muito agito, a Praia do Futuro também tem as famosas barracas da Avenida Zezé Diogo, que contam com infraestrutura para realização de shows de bandas de forró. Toda quinta-feira a noite, acontecem as já tradicionais caranguejadas. Lá, a palavra de ordem é diversidade.Uma das barracas tem até um pequeno parque aquático para a criançada brincar enquanto os pais curtem uma caipirinha.
A Praia do Futuro, com aproximadamente 7 km de extensão, é a preferida por surfistas e banhistas. Tem águas límpidas e ondas mais fortes que as outras praias.  Aliadas ao vento, as ondas propiciam ambiente ideal para os amantes do kitesurf. Quem gosta de futebol e frescobol, uma espécie de tênis na areia, encontra na extensa faixa de areia o local adequado para a prática desses esportes.

02.Passeio de Barco

City tour em Fortaleza: O City Tour acontece cada quarta-feira e passa pelos principais pontos turísticos da cidade – Estátua de Iracema, Cais do Porto, Praia do Futuro, Mausoléu Castelo Branco, Teatro José de Alencar, Catedral Metropolitana, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, Mercado Central e Ponte Metálica. Duração: 3h30min. Trajeto feito em micro-ônibus ou van com ar-condicionado. Valor por pessoa: R$ 30,00. Fone: (85) 3219-2404.

03.Parque do Cocó

Área de Preservação Permanente (APP), o Parque Ecológico do Cocó é a maior reserva de verde da cidade de Fortaleza. Com seus 1.155,20 hectares de manguezal é um dos maiores parques localizados em área urbana da América do Sul.  Foi criado em 1989 e expandido em 1993 para proteger e conservar os recursos naturais existentes, de forma a recuperar e manter o equilíbrio necessário à preservação da biota terrestre e aquática. Tambem propicia condições para atividades de educação (o contato direto da população com o ambiente natural), recreação, turismo ecológico e pesquisa científica.O Parque Ecológico do Cocó é  perfeito para quem aprecia a vida natural e as longas caminhadas. 
O manguezal do Rio Cocó em seus trechos preservados formam uma mata de mangues de rara beleza, situado no coração de Fortaleza onde várias espécies de moluscos, crustáceos, peixes, répteis, aves e mamíferos compõem cadeias alimentares com ambientes propícios para reprodução, desova, crescimento e abrigo natural. O ARATU, com seu colorido vivo – assim como outros crustáceos e aves – ainda é freqüentemente encontrado no mangue do Cocó, onde muitos pescadores buscam sustento. 

O Parque possui três áreas disponíveis para atividades de lazer, esporte e cultura.

1-Parque Ecol ógico do Cocó: área urbanizada com anfiteatro, quadras esportivas, pistas para Cooper, dois parques infantis; promoção de shows e eventos, competições esportivas, trilhas ecológicas e educação ambiental.
2-Parque Adhail Barreto: área administrada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, com Núcleo de Conscientização ambiental, playground , promoção de eventos culturais e artísticos, bem como educação ambiental, pista de Cooper e trilha ecológica.
3-Área urbanizada do Tancredo Neves: Após remoção de famílias em áreas do parque, o governo do estado implantou na área, duas quadras esportivas, campos de futebol, pistas para Cooper, ciclovias, praças e áreas de brinquedos.


A trilha ecológica do Parque do Rio Cocó tem 1.350 metros e vai da avenida Sebastião de Abreu (ao lado do Shopping Iguatemi) até a Padre Antônio Tomaz (no anfiteatro em frente ao supermercado Pão de Açúcar). No espaço, os visitantes passam por pequenas pontes. Há banquinhos para o descanso, lixeiras e placas educativas. Para garantir a segurança dos frequentadores, a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) mantém policiais no parque tanto na entrada como na extensão da trilha. Endereço: Entre a Avenida Engenheiro Santana Jr. e a Rua Andrade Furtado – Bairro: Centro / Informações sobre o Parque do Cocó e trilhas ecológicas monitoradas: (85) 3271.6589 ou (85) 3101.5550.

04.Reserva Ecológica de Sapiranga

É maior unidade de conservação particular urbana de manguezais do planeta. Mantém um espaço voltado ao meio ambiente no coração da cidade de Fortaleza em plena zona urbana, por trás da Av. Washington Soares. Seus 60 hectares de área verde abrigam um trecho do rio Coaçu, parte da lagoa da Sapiranga e um manguezal repleto de guanhamuns, uças e aratus, alheios à movimentação da 5 ª metrópole do país. A Reserva também é morada de socós, garças, raposas e guaxinins e ainda recebe pequenos visitantes que viajam em bando do Ártico para a Patagônia, fazendo escala em Fortaleza. 
Animais como, iguanas silvestres, preás, cobras verdes, raposas e muitos pássaros, passeiam livremente nos quintais arborizados das casas do Bairro Edson Queiroz, que fica próximo da Reserva e do Mangue do Cocó. A Fundação Maria Nilva Alves é a mantenededora da Reserva  Ecológica Particular de Sapiranga que entre os visitantes recebe pesquisadores, professores e estudantes  de várias universidades para pesquisa e palestras.
Trara-se de uma área de reserva ambiental e ecológica considerada segunda a SEMACE: “A maior Unidade de Conservação do Planeta”.  Um santuário ecológico em plena cidade, um privilégio para quem reside ou visita a cidade de Fortaleza/Ceará. Fica no Bairro da Água Fria  na  Rua Olegário Memória, 3300 -Telefone: (85) 3273-2450 – Horário de Funcionamento: Terça à sábado de 08h às 17h – Ônibus de acesso: Papicu / Alvorada,Parque Manibura / Distância: 10 km (Beira Mar)/ 6 km (Centro).

05. Museu Da cachaça

Localizado em Maranguape, a 25 quilômetros de Fortaleza, o Museu da Cachaça é um passeio através fábrica da Ypióca, e conta a história do surgimento da bebida genuinamente brasileira, e da família Telles de Menezes (fundadora da empresa), que há cinco gerações produz cachaça no Ceará. Da família das aguardentes, feita à base de cana-de-açúcar, leveduras e água, a cachaça é uma bebida destilada genuinamente nacional, com características históricas, culturais e econômicas significativas para o povo brasileiro. A visita guiada ao museu – que mostra equipamentos e utensílios relacionados à principal marca de cachaça cearense – atrai mensalmente cerca de 5 mil pessoas dos mais diversos locais. Em períodos de alta estação, esse número chega a atingir os 12 mil visitantes. 
No Museu da Cachaça há atrações como o imenso tonel de 374 mil litros, o maior do mundo, registrado no Guinnes Book. Funciona num casarão colonial onde a construção foi finalizada em 1851. Lá você também poderá aprender sobre o processo de fabricação artesanal da bebida, passear por entre tonéis de bálsamo e carvalho que guardam a bebida produzida em 1968 e 1971 e conhecer mais de 600 apelidos que a cachaça tem pelo Brasil afora. Chama atenção a passarela em meio a um canavial que possui caixas acústicas, onde o visitante escuta antigas cantigas de trabalhadores rurais e o som de suas foices e facões cortando a cana. 
Os turistas são levados até lá em busca de diversão e cultura, os quais são proporcionados por diversos ambientes e atrações como a Casa das Bordadeiras; a Bodega do Zé (em homenagem a José Sobreira Leite, idealizador e funcionário da produção por 55 anos); uma mini-fazenda; passeios de jardineira, charrete da década de 30, bicicleta e pedalinho; a loja de souvenir e um restaurante com comidas típicas.

A entrada em formato de um tonel: de madeira dá as boas-vindas ao visitante do Museu da Cachaça, que foi inaugurado em 2000. A maior relíquia de todo o complexo é a Casa Grande, construída em estilo colonial em 1846. A proposta do museu é simular um casarão colonial, onde se pode aprender sobre o processo de fabricação artesanal da cachaça. Apesar de o tema ser aparentemente para adultos, o local é muito visitado também por crianças, que aprendem se divertindo sobre como a bebida é produzida. 

A vista ao museu lhe abrirá as portas de um mundo espetacular, com moendas e máquinas antigas, incluindo o primeiro trator importado por empresa privada no Ceará, na década de 30. Também há mapas, documentos, fotos, filmes, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo mostrando as diversas formas utilizadas para a fabricação da cachaça até os dias de hoje.
A proposta do museu é aproximar os visitantes do passado. O passeio continua pela casa-grande, erguida em estilo colonial em 1846. A cozinha foi preservada com todos os utensílios originais. Nada foi alterado e, ao parar diante janela que dá vista para a cozinha, o fogo e a fumaça começam a aparecer. No museu são utilizados vários mecanismos que acionam as luzes, o fogo, o som, no momento em que os visitantes estão no local. O turista atravessa diversas salas com tonéis de cachaça envelhecida em diferentes tipos de madeira e sente o cheiro da bebida no ar. Finalmente chegará a um tonel de cinco metros e passará por dentro dele – impossível não parar ali e se imaginar imerso na bebida.

O Museu guarda também curiosidades, como dois personagens em tamanho natural de resina, encenando o trabalho realizado na moenda: uma homenagem à participação dos escravos na história da cana-de-açúcar.

Antes de começar o roteiro pelo Museu com a orientação de um guia, o visitante tem direito a um copo de caldo de cana. Ao final do passeio, é a vez de degustar a cachaça; todos são levados a uma espécie de botequim "da época".
Vale a pena conhecer o museu.
Onde: o Museu da Cachaça fica na Fazenda Ypióca no município de Maranguape e funciona de 8h às 17h de terça-feira a domingo. Da CE-065 até a entrada do Museu são quatro quilômetros em estrada de terra. A entrada do Museu está bem sinalizada.
Preço da Entrada: custa R$28,00 a inteira e R$14,00 a meia entrada. O ingresso dá direito a caldo de cana e degustação de cachaça. Passeios na jardineira e charrete e pedalinho são pagos à parte (R$ 6 cada atração, por pessoa).

06.Mercado Central de Fortaleza

Fortaleza é conhecida pelo talento de seus artesãos. Artistas locais produzem peças de qualidade em madeira, cerâmica, vidro (as típicas garrafinhas com areia colorida), tecidos e cocos, a preços bem econômicos. Os dois espaços para comprar o melhor do artesanato regional são o Mercado Central e a Feirinha da Beira-Mar.
O Mercado Central fica localizado entre a Praia de Iracema e a zona central da cidade, ao lado da Catedral Metropolitana, em frente à Fortaleza da Nossa de Senhora da Assunção. Ocupa um prédio de quatro andares, ligados por escadas e passarelas; em cada um dos pisos, funcionam diversas lojas multicoloridas, sem divisão por produtos.

O estabelecimento possui um emaranhado de passarelas pelo seu interior, com um vão central entre os andares (bastante ventilados), dando a idéia de um estádio de futebol com cobertura. Toda a estrutura transforma o lugar num labirinto formado por pequenos boxes, com corredores estreitos e, cada dia mais, aumentando seu fluxo de compradores e vendedores. A área, com mais de 9 mil metros quadrados, recebe milhares de turistas durante todo o ano, que vêm em busca de artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas como minijangadas, bijuterias, jóias em ouro e artigos para decoração.È o Maior centro de compras do Ceará: Composto por 559 lojas e mais de 30 quiosques vendendo o que de melhor o Ceará possui em artesanato, produtos e comidas regionais. As ofertas são variadas: de castanha-de-caju a toalhas de renda – que fazem grande sucesso. Com preços legais e muita variedade, as mulheres ficam encantadas com tanta coisa desde saída de banho, chapéus, e claro toda variedade de toalhas e panos para bandejas e cozinha.

O local foi projetado especificamente para ser um mercado; a Câmara municipal autorizou a construção (em madeira) em 1809 para o comércio de carne, fruta e verdura.
Em 1814 estas instalações precárias foram demolidas e, em seu lugar ergueu-se um novo prédio que foi denominado de cozinha do povo. Em 1931, o comércio de carne, fruta e verdura foram proibidos dentro do prédio, assim sendo, os lojistas do mercado tiveram que mudar de ramo dando lugar aos boxes de artesanato. 
No dia 19 de janeiro de 1998 foi inaugurado o moderno prédio do Mercado Central de Fortaleza que reúne 559 boxes, uma farmácia, dois restaurantes, quatro lanchonetes. 

O Novo Mercado Central abriga quase 600 boxes e 18 banheiros, distribuídos em 5 pavimentos, sendo um deles destinado a estacionamento compreendendo área total de 9.690,75 m². Na área externa também podem ser encontrados mais de 30 quiosques com variados artigos da cultura nordestina.

No mercado, funciona a Casa do Turista, ligada à Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), que conta com equipamento de apoio aos turistas, juntamente com outros postos de informação turística espalhados pela cidade.
Se visitar Fortaleza, além das belíssimas praias e da famosa hospitalidade do povo cearense, o novo Mercado Central é parada obrigatória para fazer suas compras a preços acessíveis, e se der sorte pode ver rendeiras em flagrante trabalho.O artesanato típico é o grande atrativo.
Mercado Central de Fortaleza Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Bairro Centro – Fortaleza  | Fone: +55 85 3454-8586 ou Tel: (85) 3454-8244
Visitação: 2ª a 6ª, das 8h às 18h30h; sáb., das 8h às 16h; dom. até 12h.
É possível caminhar do Centro Dragão do Mar até o Mercado, daí até a Catedral, e daí até o Centro de Fortaleza.

Conheça você também o Ceará, e se já conhece, volte ao estado e venha viver dias felizes. Se precisar alugar um carro conte conosco, estamos a postos para lhe atender. Escolha o seu veículo e faça a simualação do seu aluguel.