No lugar de prisioneiros, rendas, roupas artesanais, brinquedos de madeira e artigos de couro. Ao invés de presos tomando banho de sol, as sombras de árvores antigas convidam o visitante a se refrescar com água de coco e a experimentar castanhas de caju, licores, doces, cachaças e outros artigos típicos da culinária cearense.

Este é o ambiente do Centro de Turismo, cujo prédio foi inaugurado em 1866 para abrigar a Cadeia Pública. Inaugurado em 1973, é o primeiro equipamento turístico do Estado, e também é conhecido como Emcetur.

O prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, tem 105 lojas (aonde ficavam as antigas celas) e dois quiosques, onde são vendidos diversos itens, de rendas de bilro e renascença a brinquedos de madeira, passando por cordéis, utensílios e objetos de decoração.

Também é possível encontrar lá roupas de algodão cru, moda praia e produtos típicos da nossa gastronomia, tais como doces, castanhas, compotas, licores e cachaças.

Rua Senador Pompeu, 350 – Centro.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h; sábados, de 8h às 16h, e domingos e feriados, de 8h às 12h.