como fazer check-in

 

O Check-in é um passo essencial para quem viaja de avião. Traduzindo para o português, significa “verificação” e serve para confirmar sua presença no vôo. Conheça as maneiras de realizar esse e veja qual a melhor para você.

Check-in via totems

check-in via totem


Há alguns anos, as companhias aéreas disponibilizaram totems nos espaços do aeroportos. O dispositivo facilita a vida dos passageiros. Nele, você não precisa mais pegar grandes filas para efetuar check-in, principalmente se não tiver bagagem.

O totem pedirá alguns dados para localizar sua passagem, pelo RG ou localizador do vôo. Em seguida, ele lhe mostrará a localização da poltrona e, se possível, poderá trocar de lugar.

Por fim, o aparelho lhe dará um bilhete impresso, indispensável para embarcar. Ele terá os dados do vôo, horário de embarque, portão, entre outros. Se você possui malas para despachar, siga para o balcão da companhia, sem pegar filas. Caso contrário, é só seguir para a sala de embarque.

Check-in via internet

check-in via internet


Ao acessar o site da companhia aérea, faça o login, se preciso, e busque pela opção “check-in online” ou “web check-in”. Em seguida preencha os dados necessários. Se os dados estiverem corretos, ele irá lhe direcionar para a página do check-in e lhe dará algumas opçoes para encontrar sua passagem.

A maioria das empresas pergunta pelo número do ticket ou localizador da passagem. É preciso ter em mãos essa informação para prosseguir. Se você também fizer parte de algum programa de fidelidade ou milhas, informe seus dados para serem somadas à pontuação.

Após isto, a tela mostrará as poltronas do avião, inclusive a sua, se já tiver sido marcada. mostando a situação de cada cadeira, e você poderá trocar ou não.
Após escolher a poltrona, algumas empresas pedem novamente para você confirmar seus dados, para informar o documento que você irá apresentar na hora do embarque. Complete as lacunas e siga.


Por fim, seu trabalho está feito. Não se esqueça de imprimir o documento, pois ele é essencial para seu embarque. O Check-in online, lhe impede de pegar filas nos aeroportos. Caso você possua uma bagagem maior que 5kg, vá até o balcão da companhia e despache as malas, sem necessidade de pegar fila.

Check-in via celular


Para ganhar tempos nos aeroportos, as companhias aéreas também disponibilizaram o check-in via celular. Conecte-se à internet e baixe o aplicativo do site para seu smartphone, para facilitar seu processo.


Procure pela opção check-in. Informe os dados necessários, como já visto acima. O passageiro receberá via e-mail ou sms o código de barras que dará acesso ao embarque. Basta apresentar no aparelho, que também pode ser um tablet, o código de barras que será lido na própria tela, sem precisar imprimir papel algum. Caso tenha alguma bagagem para despachar, passe pelo balcão da companhia sem pegar filas.

Check-in tradicional


Para os “amadores” em voar, o Check-in tradicional é indicado a fim de evitar problemas. Quem não possui muita experiência em viagens de avião pode confundir-se em algumas coisas e acabar perdendo o vôo.

Para fazer o check-in online, tenha em mãos RG ou CNH, em caso de vôos domésticos. Para vôos internacionais,além do documento com foto, não se esqueça do passaporte e do visto, caso necessário. Pegue a fila dos balcões da empresa até ser atendido. entregue seus documentos e despache as bagagens, se houver. O funcionário da companhia aérea confirmará seus dados e lhe informará tudo o que você precisa saber, como portão de embarque, poltrona, horário de embarque, entre outros.

Escolha uma das possibilidades que melhor serve para você na hora de voar. Não se esqueça de chegar com 1 ou 2 horas de antecedência no aeroporto para evitar problemas. Apesar de algumas delas lhe pouparem tempo, não arrisque chegar em cima da hora, pois você pode acabar perdendo o vôo.