De 27 a 30 de agosto,nas praias de Icapuí, no litoral leste do estado, acontece o tradicional Festival da Lagosta, que já conquistou os paladares de visitantes do Ceará e do vizinho Rio Grande do Norte.

O Festival tem como tema “Icapuí de Todos os Sentidos”, oferecendo ao turista o visual colorido de suas falésias, cheiros e sabores de sua culinária, a boa música popular brasileira, mostra de artesanato e o contato acolhedor da comunidade.

Atrações

O primeiro dia, quinta-feira, 27, é dedicado a oficinas e palestras para os interessados em participar do festival. Mas nos dias 28 (sexta) e 29 (sábado), as atrações acontecem na Praia de Barreiras, onde estará o Salão Gastronômico que servirá lagostas certificadas, além de apresentações musicais no local.

SHOWS e REGATA – Próximo ao Salão, uma estrutura de palco será montada na praia para receber as atrações musicais, com destaque para Chico Pessoa, Elba Ramalho (dia 28) e Toni Garrido (dia 29). Na manhã do domingo, dia 30, o festival segue para as areias da Praia da Redonda para a tradicional Regata dos Pescadores e a animação da banda local, Forró de Rico.

Os pontos turísticos, pousadas e restaurantes de Icapuí também vão incrementar seus serviços durante o dia com os itens relacionados ao festival, ou seja, a lagosta, artesanatos e serviços da Região. O litoral de Icapuí tem 15 praias que inspiram à admiração, de natureza generosa, possui dunas, falésias, grutas e manguezais.

SUSTENTABILIDADE – Nesta edição, o festival vem com uma proposta de sustentabilidade. Serão comercializadas durante o evento apenas lagostas certificadas. O processo de certificação do crustáceo iniciou em 2011, quando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) assinou um acordo com o Centro Desenvolvimento e Pesca Sustentável (CeDePesca). O objetivo é atingir uma certificação internacional MSC para a pescaria de lagosta no Brasil, sendo iniciada no Estado do Ceará por representar o maior produtor.

No acordo foi elaborado um Plano de Melhoria da Pescaria (PROME) que tem como um dos componentes a implantação de um programa de rastreabilidade, denominado Programa Verificação Pesca com Covos. Por consequência do projeto, foi constituída a Associação Pesca Sustentável em Icapuí formada pelos pescadores que utilizam covos como artes de pesca e organizados Pontos de Controle em Redonda (Icapuí).

O Programa foi iniciado no dia 01 de junho de 2015 com 60 embarcações cadastradas de Icapuí e 15 de Fortim estimando-se a entrada no mercado de uma produção de 70 a 100 toneladas de lagostas certificadas de junho a novembro deste ano.

OFICINAS – Por meio do SEBRAE-CE, antigos e novos associados da GDTur vão participar de treinamentos na área de Culinária, Gerência de Pequeno Negócio, Camareira e Associativismo, uma maneira encontrada pelos gestores de reforçar ainda mais o atendimento por excelência ao público do evento.

O 10º Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí – GDTur.  Tem o patrocínio do SEBRAE-CE e Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil e Banco do Nordeste do Brasil – BNB. Conta também com o apoio Cultural da COELCE e Secretaria de Cultura do Estado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Produção da J A Lima Produções.

ICAPUÍ – TERRA DA LAGOSTA – Icapuí, situada no extremo leste do Ceará, é conhecida como a terra da lagosta, sendo a região de maior produção do crustáceo no Estado. Por sua situação geográfica, diz-se que Icapuí é o lugar onde o sol nasce mais cedo no Ceará.

E cedo, ao nascer do sol, o mar fica pontilhado de velas brancas com pescadores que partem em busca da captura da lagosta, numa viagem em que a sorte determinará o sucesso ou não da pesca. Do mar divisam os tons coloridos de vermelho, laranja e amarelo das falésias e dunas que circundam as diversas praias, muitas delas virgens, que se distribuem ao longo dos 65 km da costa, de mar calmo.

Em terra, o turismo, explorado como fonte de emprego e renda para a população local, tem nos pequenos estabelecimentos, como pousadas e restaurantes distribuídos pelas diversas praias, os agentes que operam para oferecer a lagosta preparada em vários modos, para deleite dos visitantes. Não há grandes hotéis em Icapuí. Micro e pequenos empreendedores se reúnem em associação para promoção do turismo e divulgação das belezas naturais do município. A tônica é a defesa de um turismo sustentável, com estrito respeito ao meio ambiente, aos valores culturais locais e à pesca da lagosta pelos modos legais.

Festival da Lagosta – Icapuí

De 27 a 30 de agosto

ALUGUE UM CARRO E PARTICIPE DESSE GRANDE FESTIVAL DA LAGOSTA.