festival da lagosta 2012

 

O festival da lagosta ocorre entre os dias 15 e 18 de novembro, na praia de redonda, em Icapuí, litoral leste de Fortaleza, quase divisa com o Rio Grande do Norte. Durante este período, a cidade sediará o evento gastronômico e cultural.


O evento


Em 2012, o festival chegará a sua 7ª edição. O evento promete agradar aos maiores apreciadores do fruto do mar. Durante os 4 dias, os expositores, em parceria com o SEBRAE, servirão os mais variados pratos, todos á base de lagosta e serão vendidos a partir de R$ 10,00.

Os pratos estarão disponíveis no Salão Gastronômico. Serão 5 stands dos restaurantes da região. Os profissionais  que prepararam os pratos foram treinados nos dias anteriores em oficinas do SEBRAE.

 

festival da lagosta lagoa da redonda 2012

Além das receitas à base de lagosta, o público também terá uma programação musical.  A banda Municipal de Icapuí e Los Kakos se apresenta no dia 15. O grupo Ciribáh Soares e o Samba do Grande Amor e banda Donaleda se apresentam na sexta-feira, dia 16. No dia 17, a diversão fica por conta de Guilherme Arantes e a banda Monomotor. Ao meio-dia do domingo haverá a Regata da Paz  seguida pelos shows das bandas Cacimba de Aluá e Banda Base.

Redonda

praia da redonda icapui


A Praia de Redonda localiza-se no município de icapuí, a 220 km de Fortaleza. No litoral leste, a cidade faz quase divisa com Rio Grande do Norte. A praia possui um belo visual, formado por falésias, além da maré calma que proporciona água morna em suas piscinas naturais, ideal para quem busca calmaria depois de uma semana estressante.

Do alto das falésias, com cerca de 80 m de altura, é possível ter uma incrível vista do litoral. Já na orla, além das inúmeras barracas e restaurantes, é possível fazer passeios de barco ou jangada.

Além da colheita de caju e coco, a cidade é conhecida pelo cultivo de lagosta. Os pescadores da região são instruídos a cessar a ação predatória, antes que o crustáceo é que entre em extinção.

Entre janeiro e abril, quando a pesca é proibida, o governo dá assistência aos pescadores, com o seguro desemprego. Para muitos não é o suficiente, mas são as medidas possíveis para evitar que, além da lagosta, outras espécies raras não entrem em extinção. As instituições há alguns anos estão conscientizando pescadores e moradores do risco que a fauna marinha do local está correndo e abrindo espaço para novas formas de ganhar dinheiro.

Para você que quer conferir o festival da lagosta e precisa alugar um carro, conte com a Ceará Rent a Car. Faça a simulação do seu aluguel.