Com um espetáculo que envolveu a memória e projetou o futuro foi reaberto, na noite de sábado, ao público a Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição, conhecido pelo ‘Castelo da Póvoa’.

Tendo como cenário de fundo a fortaleza, o espetáculo reuniu muita cor, música, dança e terminou com um momento piromusical que encantou as mais de mil pessoas que se deslocaram ao local.

Na inauguração da requalificação do espaço, que engloba zonas de restauração a serem geridos por privados, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, destacou que o local será atrativo para a população, mas lançou um desafio e uma reflexão para que os poveiros “saibam aproveitar os 3 milhões de pessoas estrangeiras que este ano aterraram no aeroporto Francisco Sá Carneiro”, salientando “termos aqui uma oportunidade para divulgarmos a nossa cultura, a gastronomia e o comércio, de modo a se criar mais riqueza e emprego”.

Aires Pereira sublinhou, ainda, que a recuperação, no valor de 1.1 milhões de euros, foi possível com a ajuda do Fundo de Turismo, “num trabalho realizado só por poveiros, desde a empresa, ao arquiteto e engenheiros”.

Nos dias 7 e 8 deste mês, na Fortaleza realizam-se as tradicionais festas religiosas da Senhora da Conceição, cujo programa engloba várias missas e a tradicional subida ao pau.