O Museu do Ceará foi criado por decreto em 1932 com status de primeira instituição oficial museológica do estado e aberto oficial ao público em janeiro de 1933.

Incialmente, funcionava nas dependências do Arquivo Público, na avenida 24 de maio, no centro de Fortaleza. Em 1951 foi transferido para o palacete Senador Alencar, onde ficou até 1957. Após a compra de acervos importantes como coleções indígenas do antigo Museu do Instituto, organizado em 1940 por Pompeu Sobrinho e do Museu Rocha, compradas em 1953, reabriu em 1955 com novo nome, Museu Histórico e Antropólogo do Ceará

Em 1967, o museu deixa a tutela do Instituto Histórico vinculando-se a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT). Hoje, se encontra novamente no Palacete Senador Alencar, prédio com grande valor histórico e que foi adaptado ao funcionamento do Museu.

Acervo:

O museu do Ceará possui um rico acervo de objetos que contam fielmente a história do povo cearense a partir de suas origens.

Fazem parte do acervo histórico do Museu, objetos como artefatos indígenas, bandeiras, armas, moedas, peças do vestuário de figuras ilustres como Padre Cicero Romão Batista, replicas de figuras lendárias como Bode Iô iô, Cordéis publicados entre 1940 e 2000, peças militares e maquetes que ilustram as condições reais da logística de cada época, entre outros.

Espaços:

 









Exposições de longa duração são oferecidas nos diversos espaços contidos no Museu do Ceará.

    Memorial Frei Tito de Alencar: A exposição mostra objetos pessoais do cearense Tito de Alencar Lima, frei dominicano que sofreu com o regime militar implantado no Brasil, de 1960 a 1980.

    Fortaleza: "Imagens da cidade'': A exposição tem como objetivo estimular uma reflexão sobre a constituição da cidade de Fortaleza, desde sua origem como ''vila do Forte'' até a sua situação atual de metrópole.

    Povos indígenas: exposição mostra  objetos que relatam  à cultura indígena, em diferentes partes do Brasil, assim como o Ceará. A maioria das peças fazem parte da coleção de Tomaz Pompeu Sobrinho, cearense que se dedicou a estudar a organização das comunidades nativas.

    Artes da Escrita: exposição fala sobre a vida de diversos intelectuais cearenses,  muitos deles, filiados a academias literárias e de ciências que fizeram história no Ceará (como a Padaria Espiritual, a Academia Cearense de Letras, Instituto Histórico, Centro Literário etc).

     Religiosidade popular: Essa amostra apresenta a cultura religiosa do povo cearense. Aquii você encontrará peças de personagens lendários do Ceará, como Padre Cícero Romão Batista, que fundou a cidade de Juazeiro do Norte e Beato José Lourenço, que organizou a comunidade de Caldeirão.

    Escravidão e abolição negra: Essa exposição levanta a discussão sobre as memórias construídas acerca da escravidão negra e do abolicionismo no Ceará, desmentindo o epíteto de “Terra da Luz” que o Estado recebeu ao decretar oficialmente o fim da escravatura em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea (1888).

      Ceará: serra, sertão e mar: Esta amostra visa promover o Ceará a partir de seus dados demográficos, diversificando cada região.

      Símbolos e emblemas do poder: Essa exposição nos mostra os símbolos dos antigos poderes públicos (exercido pelas instituições oficiais de nossa sociedade) ou dos poderes privados da época (desvinculados do aparato oficial)


Com visitação orientada, aberto ao público diariamente de forma gratuita, o Museu do Ceará também oferece diversos cursos de capacitação, oficinas, palestras e publicações abordando o tema museologia e história. Os projetos são realizados em parceria com o Núcleo de Ações Educativas da Universidade Federal do Ceará.

O Museu Histórico e Antropólogo do Ceará, de destaca como espaço de lazer, educação e cultura se tornando referência a nível regional.

Para você que deseja conhecer mais a fundo a cultura do povo cearense, visite o Museu do Ceará com conforto e segurança com um de nossos veículos. Simule já o orçamento do seu aluguel ou faça a sua reserva conosco.

Museu do Ceará
Rua São Paulo, 51 – Centro
CEP: 60030-100 – Fortaleza – CE
Fone: (0xx85) 3101.2610 / Fax: (0xx85) 3101.2611
E-mail: musce@secult.ce.gov.br