regata dragao do mar

No próximo domingo (27), o mar da Capital estará mais colorido com o Circuito Cearense de Jangadas 2014. Em sua 9ª edição, a regata presta homenagem a Dragão do Mar, o Chico da Matilde, cujo centenário de morte é lembrado neste ano. O evento começará às 10h, na Praia do Náutico, com concentração na feirinha da Beira-Mar.

A TV Diário é apoiadora do evento e transmitirá a competição ao vivo. O intuito do circuito é promover e divulgar a cultura local dos trabalhadores do mar.

José Nilton Ferreira Lima, mais conhecido como Naná, um dos organizadores da competição, afirma ser uma ação essencial para revelar o cotidiano das pessoas que trabalham no mar. "É de fundamental importância para divulgar a vida do pescador, além da beleza que traz para nossa orla. Muitas vezes, essa disputa é feita apenas por brincadeira para saber quem chega primeiro", considera.

Serão 50 embarcações participantes divididas em duas categorias: jangadas, de 6m a 7,50m, que podem comportar até cinco tripulantes; e paquete, de 5 a 5,90m, que devem levar até quatro pessoas.

As premiações são em dinheiro e haverá ainda sorteio de uma moto entre os participantes. A previsão é que a competição se encerre às 13h, dependendo da velocidade do vento.

"Neste período de bons ventos, as jangadas chegam à velocidade de 15 Km/h, o que é bastante rápido se considerarmos que são apenas pessoas que estão velejando", explica Naná.

Competição

O Circuito Cearense de Jangadas realiza duas regatas por ano. A competição reúne cerca de 250 jangadeiros e escolhe o melhor pescador que comanda uma embarcação a vela.

As principais colônias de pesca do Estado se envolvem no evento, reformam suas jangadas e fazem do circuito uma tradição entre a comunidade da costa marítima cearense.

Naná também revela que o espetáculo é visto por pessoas de várias idades. "A praia fica lotada de gente, as famílias vêm assistir a competição, é muito lindo. É uma diversão tanto para os competidores como para as pessoas que vêm ver", avalia.

Os participantes vão largar da Praia do Peixe, contornar uma boia localizada próxima ao navio encalhado, no entorno do restaurante Tia Nair, depois deverão dar a volta em outra boia no Cais do Porto e só então partir para a Praia do Náutico.