Até pouco tempo, a Praia do Futuro, um dos principais pontos turísticos da Capital, sofria com diversos tipos de problemas estruturais. A requalificação, finalizada em junho, mudou não apenas o ordenamento daquela área, mas também trouxe a sensação de bem-estar e segurança para os banhistas e empresários, atraindo mais visitantes.

Ao passar pela Avenida Dioguinho, o motorista pode sentir a diferença. Antes, o asfalto apresentava diversos buracos e era um grande problema para quem trafegava no local. Na Avenida Zezé Diogo, onde os paralelepípedos dificultavam a vida dos condutores, o trânsito flui tranquilamente.

Quando saem dos veículos, os banhistas se deparam com as calçadas padronizadas, sem os defeitos que tanto prejudicavam o passeio, e acessíveis para as pessoas com dificuldade de locomoção ou de visão.

Até o ano passado, alguns pontos da Avenida sofriam com a falta de iluminação. Agora, a situação mudou e há luzes por toda a extensão, sendo importante aos pedestres e motoristas.

“Passamos muito tempo sem a infraestrutura que permite o conforto e segurança das cerca de 200 mil pessoas que frequentam a Praia do Futuro nos fins de semana. Agora, melhorou muito, tanto que a praia está bonita até durante a noite”, comentou a presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz.

Um dos principais legados deixado pela Copa do Mundo foi a segurança na Praia do Futuro, garantiu a presidente. Isso acontece porque, mesmo com o fim do evento, o policiamento continua nas ruas e avenidas.

Ela ainda destacou que até mesmo aquilo que os banhistas não podem ver, como a rede de esgoto, passou por melhorias. “Agora, além de atender às barracas, a rede de esgoto também chegou às comunidades”.

Fátima acrescentou que todas essas mudanças geraram uma grande positividade aos empresários que investiram mais nas barracas de praia. “Houve melhorias na ambientação e infraestrutura”, ressaltou.

Isso já tem incentivado um número maior de pessoas a frequentar aquela área, principalmente nas tradicionais quintas-feiras, quando o caranguejo é o prato principal.

“A volta das pessoas, principalmente durante o período da noite, faz parte do aumento da segurança e das melhorias”, afirma Fátima.

Opções

Os banhistas que frequentam a barraca CrocoBeach, por exemplo, têm à disposição mais de 30 salões divididos em bares, piscinas, restaurantes, parque infantil, bar molhado, sauna, salão de beleza, palco de shows, lan house, loja e sorveteria.

Outro destaque é a barraca Guarderia. Coberta por uma tenda de lona branca e cheia de poltronas, o local atrai o público jovem com bandas e DJs.

Para o veterinário Adailton Lemos Gurgel, as intervenções foram necessárias, pois a situação da Praia do Futuro estava precária. “Um local tão bonito não tinha iluminação, segurança ou calçada. Agora, sim, temos um verdadeiro local turístico”, diz.

A obra, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, custou R$ 103 milhões. A Avenida Zezé Diogo foi duplicada no trecho entre a Praça 31 de Março e a Rua Renato Braga, e recebeu nova iluminação, pavimentação e passeios. O local ganhou, ainda, uma ciclovia e arborização.

Já na Avenida Dioguinho, houve a implantação de pavimento rígido, para dar mais resistência à via e permitir o tráfego de veículos pesados. Fora as duas avenidas principais, outras 30 ruas transversais, de acesso às barracas, também foram reurbanizadas.