praiafor

O fortalezense que escolher ficar na cidade durante o feriado de Proclamação da República da próxima sexta-feira (15) deve observar as mudanças no funcionamento de serviços públicos e pode aproveitar o dia de folga para fazer compras tanto no comércio varejista de rua quanto dos shoppings centers da capital.

Comércio lojista de rua

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), as lojas de rua poderão abrir as portas no feriado de terça-feira (15) de 9h às 17 horas. Ficará a critério de cada lojista. Sábado (12), domingo (13) e segunda-feira (12) o funcionamento do comércio é no horário habitual.

Shoppings

As praças de alimentação, lojas e cinemas do Shopping Iguatemi funcionarão a partir das 10 horas no feriado. No final de semana e na segunda-feira (14) o funcionamento será normal. No North Shopping, o funcionamento também será normal, de 10h às 22h. Os supermercados dos shoppings vão manter o horário rotineiro. As lojas dos demais centros comerciais da capital também poderão funcionar normalmente, segundo o Sindilojas.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai disponibilizar no feriado a frota padrão de coletivos para essas datas de 850 ônibus.

Limpeza

A coleta de lixo realizada pela Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) vai ter a escala normal mantida.

Estradas

As polícias rodoviárias Federal e Estadual terão plantões inalterados nos postos fixos de fiscalização.

Repartições públicas

Não funcionarão na terça-feira (15).

Bancos

Bancos públicos e particulares também não terão expediente para público no dia do feriado.

Saúde

Os sete hospitais que compõem a rede estadual de saúde em Fortaleza terão atendimento normal. O Instituto José Frota (IJF), hospital referência em traumatismo e queimaduras, também atenderá 24 horas. Os postos de saúde do município não abrirão no feriado.

Lazer

Os museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abrirão para visitação a partir das 14h no feriado de terça-feira (15). Os cinemas e demais equipamentos também irão operar