As velas do Mucuripe se inflam com a brisa do Oceano. São os jangadeiros saindo pra pescar. E você lá, no calçadão da Beira-Mar, decidindo se vai conhecer o rico artesanato cearense, fazer uma boquinha com a profusão de sabores do sertão e do litoral, ouvir um pouco da música dos repentistas. Ou, quem sabe, caminhar mais um pouco, em meio a um povo sorridente e hospitaleiro. A cidade foi escolhida como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.

Fortaleza é tudo isso: as rendeiras, os artesãos do couro, do bambu, da palha de carnaúba, do trio elétrico, dos paraísos em forma de areia branca e mar azul. A cidade é bela e faz bem tanto aos olhos quanto para a alma dos sortudos viajantes que pisam por lá!

Atrações, Artesanato, Gastronomia e Informações

Atrações

Avenida Beira-Mar Passear pela Avenida Beira-Mar, na altura das praias de Iracema, Meireles e Mucuripe. O ponto da ferveção na orla de Fortaleza, de dia ou de noite.

Cumbuco Em regiões como Cumbuco não deixe de aproveitar o eco turismo ou os esportes náuticos.

Mercado Central de Fortaleza Um banho na cultura e na vida do cearense. Muitos quitutes e um excelente lugar para conhecer o trabalho das rendeiras. Endereço: Avenida Alberto Nepomuceno, 199 – Centro.

Costa do Sol Nascente ou Poente Passeio de bugue pela Costa do Sol Nascente ou Poente. São roteiros que reúnem praias como Aquiraz, Caponga, Beberibe de um lado e Cumbuco, Treiri, Lagoinha de outro.

Centro Cultural Dragão do Mar Símbolo da rica cultura cearense, reunindo o Museu de Arte Contemporânea, o Planetário Rubens de Azevedo e o Memorial da Cultura Cearense, além de praças de artesanato, área para realização de shows, biblioteca, planetário, teatro e cinemas. Sem esquecer os bares e restaurantes instalados em prédios históricos. Endereço: Rua Dragão do Mar, 81.

Beach Park Famoso parque aquático que fica na praia de Aquiraz, uma praia de cinema perto de um grande complexo para todos os gostos.


Artesanato

No Mercado Central e nas feirinhas à beira-mar, sempre se pode encontrar os trabalhos em cipó, bambu, carnaúba e couro. Isso sem esquecer as rendeiras, símbolo máximo do artesanato cearense. São rendas, bordados, filés, labirintos, crochês, em uma infinidade de peças.

Gastronomia

Em Fortaleza pode-se apreciar as influências indígenas, portuguesas e africanas, em pratos baseados em peixes e frutos do mar. Mas não se esqueça das iguarias do sertão. Da moqueca ao bode guisado, um universo de sabores cearenses.

Informações

Governo do Ceará – Turismo

http://www.ceara.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemid=85

Prefeitura de Fortaleza
www.fortaleza.ce.gov.br

Centro Cultural Dragão do Mar
www.dragaodomar.org.br

CeArt – Central do Artesanato do Ceará
www.ceart.ce.gov.br

Secretaria de Turismo de Fortaleza
(85) 3101-4688
Clima:
Apesar de ficar na macrorregião do semi-árido, as serras que circundam a cidade ocasionam índices de chuva de clima tropical. As temperaturas oscilam entre 23ºC e 38ºC.

Acessos:
Por via rodoviária:
A BR-116 liga Fortaleza às principais capitais do país.

Por via aérea:
Vôos regulares partem das principais capitais brasileiras.

Distâncias de Fortaleza:
Brasília: 2.290 km
São Paulo: 3.144 km
Rio de Janeiro: 2.838 km
Salvador: 1.403 km

Melhores Épocas
Em Fotaleza o sol brilha o ano todo, porém as chuvas são mais frequentes nos meses de Janeiro a Julho.