A gestão pública municipal informa que estão garantidos, até 2018, R$ 2 bilhões para o setor. Os recursos deverão ser aplicados na requalificação da infraestrutura turística, na promoção da Capital cearense nos cenários nacional e internacional e na capacitação das pessoas que atuam no segmento.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o dinheiro provém de dois financiamentos internacionais e de uma operação urbana consorciada com Parceria Público-Privada (PPP). Somente para ações promocionais, serão investidos cerca de R$ 20 milhões até o fim de 2016.

“Estamos aumentando os investimentos no setor progressivamente, com foco principal na promoção de Fortaleza. Precisamos vender a cidade lá fora, porque isso significa mais emprego, mais renda e, principalmente, mais capacidade de incluir jovens no primeiro emprego”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio, durante evento realizado ontem, no Hotel Praia Centro, em comemoração ao Dia do Hoteleiro (9 de novembro).

Aos representantes da cadeia produtiva do turismo fortalezense, Roberto Cláudio falou sobre as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas para melhorar a mobilidade urbana em diversas áreas da cidade e dos projetos previstos para os próximos anos. “Para estarmos preparados para receber melhor os turistas, precisamos nos preparar primeiro para atender os cidadãos locais”, disse, lembrando que, em sua gestão, o transporte público é prioridade.

Cenário favorável

Acompanhado do titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Salmito Filho, o prefeito destacou que a cidade, além de ser a quinta maior capital brasileira em termos de população, é também a capital nordestina com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste e o terceiro maior mercado imobiliário do Brasil. “Há um cenário bom em Fortaleza para o desenvolvimento do turismo. Fomos a cidade que, em 2013, mais vendeu pacotes turísticos domésticos no País. A cidade vem ganhando cada vez mais visibilidade, pois passou a sediar grandes eventos”, acrescenta.

Na opinião do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (Abih-CE), Darlan Leite, a gestão municipal está se esforçando para oferecer aos visitantes uma infraestrutura urbana mais moderna. As principais reivindicações dos hoteleiros, diz, são a construção da nova Beira-Mar e o projeto para tornar a orla de Fortaleza 100% balneável (própria para banho). “Estamos sendo atendidos. Os recursos para execução de ambos os projetos estão assegurados, tanto pelo Ministério do Turismo quanto pela Prefeitura, que acabou de anunciar financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para dar celeridade aos projetos”, comemora.

Kit

Durante o evento de ontem, a Abih-CE lançou o kit “Fortaleza é pra você”, que será distribuído na rede hoteleira da cidade. Além de camiseta, pen drive e outros sourvenires, o kit traz um diretório contendo informações sobre todos os hotéis do Ceará.

Ainda conforme Darlan Leite, o prefeito Roberto Cláudio será homenageado pela Abih-CE como a personalidade turística do ano. A comenda será entregue em solenidade marcada para o próximo dia 12 de dezembro, no Hotel Gran Marquise.