Localizada a 257 quilômetros de Fortaleza e a 27 quilômetros de Sobral, a Serra da Meruoca recebe seus visitantes com muito verde, clima ameno e fontes naturais.
Os atrativos naturais formam um cenário composto por riachos, bicas e cachoeiras que se abrem para trilhas naturais no meio da mata intocada, onde estão árvores frutíferas, roseirais nativos e belas formações rochosas.
Dentre os atrativos históricos da cidade, podemos destacar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. A igreja foi construída no século XVIII (1759). Outra relíquia do passado é um cemitério indígena, onde foram encontradas ossadas milenares.
Outro ponto de visitação na cidade é o Santuário da Cruz Escrava Romana. Segundo a lenda, no início do século XIX, uma escrava chamada Romana morreu espancada. Visitantes da época diziam ter recebido milagres. A crendice espalhou-se e até hoje, romarias chegam ao local pedindo ou agradecendo "graças" alcançadas.
Para os amantes do turismo ecológico a sugestão é banhar-se em bicas, cachoeiras e cascatas. Uma dessas atrações é Lages, que possui uma bela gruta com uma exótica queda d’água que recebeu o nome de “Buraco da Velha”. Lages é um trecho do riacho Ytacaranha, com escorredeiras que caem formando piscinas. A água escorre suavemente por uma extensa parede rochosa que serve como escorregador para os visitantes.
A Pedra do Bocão, chamada assim devido ao seu formato se assemelhar com uma boca, é o destino perfeito para quem ama a natureza e curte viver momentos de aventura, como a prática de rapel e de esportes radicais.
Existe ainda opções de caminhadas na Trilha Ecológica Urbana, passeios ao Açude Frecheiras e à Bica dos Pintos. Um passeio aos distritos revela as tradições culturais seculares nas casas de farinha, nas fábricas de doces caseiros e na comercialização do artesanato direto com os artesãos