Viajar sozinho é uma experiência que você deveria fazer pelo menos uma vez na vida. A viagem não vale apenas pelo local, mas também pelo processo de auto-conhecimento. Fazer compras, comer, conhecer lugares sem deixar que a opinião do outro influencie na escolha, são pontos que fazem parte desse processo.
Redes Sociais
As redes sociais podem lhe ajudar na aproximação de amigos e familiares. Use Facebook, Twitter e Instagram para postar fotos, fazer check-ins e comentar suas andanças e atividades na viagem. Algumas pessoas podem até sugerir locais para visitar e, quem sabe, alguém pode até estar na mesma cidade que você.
Conhecer pessoas
Existem muitas maneiras de se conhecer novas pessoas durante viagens. Uma das mais certas é conversar com quem está hospedado no mesmo local que você. Seja no café da manhã, bar ou salão de convivência de um hotel ou albergue é possível se enturmar. Pergunte quem são, de onde vieram, que locais já visitaram na cidade e quais ainda estão agendados. No final da conversa, você pode arranjar companhia para conhecer novos pontos turísticos.
É mais caro
No geral, viajar sozinho realmente sai mais caro. Você não pode dividir quarto, táxis, comida, entre outros. Mas é possível economizar. Hospedagem em albergues, em vez de hotel. Você não terá a mesma privacidade, mas pagará bem menos. Na hora das refeições, escolha um self-service ou prato executivo. Em passeios, veja os pacotes que os albergues oferecem. Em algumas cidades, também há o serviço de vãs executivas que fazem, normalmente, o trajeto aeroporto até seu hotel por um valor menor do que o táxi. Caso você prefira economizar tempo e ter mais conforto, alugue um carro.
Perigo
Seja com amigos ou sozinho, o risco que se corre é o mesmo. Você precisa ter atenção em algumas situações,as mulheres devem considerar os mesmos cuidados que tomam quando saem de casa sozinhas no dia-a-dia. Uma boa dica é perguntar aos nativos quais são as áreas e horários que podem oferecer perigo.
Saindo à noite
O maior cuidado que você precisa ter é não exagerar na bebida, pois não terá amigo para lhe guiar de volta se você extrapolar. Além disso, fique sempre de olho no seu copo para evitar o tão famoso “boa noite, Cinderela!” e não terá problemas em sair para dançar, beber e se divertir. Se você é tímido, escolha ficar perto do bar como local estratégico.
Refeições
Não veja apenas o lado ruim de comer sozinho. Provavelmente você almoça sozinho algumas vezes por semana no trabalho ou em casa e não se sente deprimido. Use o tempo do almoço para recarregar algumas energias e entrar em contato com os amigos e família pelo smartphone ou tablet.
Como visto, é possível se divertir mesmo se viajar sozinho. Além de ser uma experiência incrível para amadurecer pessoalmente, você conhece lugares e pessoas novas e, apesar da ausência de seus amigos e familiares mais próximos, quem faz o roteiro é você mesmo, o que o deixa mais livre para escolher apenas o que gosta.
Se estiver vindo para o Ceará conte com a Ceará Rent a car para alugar seu carro e desbravar as praias mais lindas do nordeste brasileiro. Faça a simulação do seu aluguel.