Durante o período de Natal e Réveillon, o teleférico de Ubajara vai funcionar normalmente para atender aos visitantes que vão aproveitar os feriados prolongados.
As manutenções preventivas e revisões técnicas, realizadas periodicamente, estão programadas para o intervalo entre os feriados, ou seja, nos dias 26 e 27. Assim, o bondinho funciona entre os sábados e as quartas-feiras (de 21 a 25 e de 28 a primeiro de janeiro).
O teleférico dá acesso à gruta do Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba. No percurso de 450 metros, entre picos da chapada, é possível ver a vegetação da serra, com características de mata atlântica, contrastando com a paisagem da caatinga.
O Parque Nacional de Ubajara é um dos mais antigos do país, criado na década de 1940, e possui trilhas, formações rochosas variadas e gruta com estalactites e estalagmites.
Ubajara, conhecida por abrigar o menor Parque Nacional do País, é um oasis verde com clima fresco (17-28ºC) a quase 900 m acima do nível do mar na Serra da Ibiapaba ou Serra Grande. Esta se levanta abruptamente do sertão quente a 300 km a oeste de Fortaleza no caminho de Teresina (200km de Jericoacoara, 500 km de Canoa Quebrada). Muitos dias começam com neblina o que favorece uma vegetação de mata atlântica com predominância da palmeira babaçu. Além da famosa gruta para onde leva um teleférico, tem muitas trilhas e cachoeiras também fora do Parque Nacional. A cidade mais antiga da região, Viçosa-do-Ceará, situada esplendidamente nas encostas da Serra, fica a 50 km, a Bica do Ipú (120 m de altura) a 75 km e o Parque Nacional de Sete Cidades no Piauí com formações rochosas fantásticas e pinturas rupestres a 130 km – os três servindo muito bem para excursões de um dia. Tem também muitos mirantes com vistas sobre o sertão e outras montanhas até o horizonte longínquo.
O Parque Nacional, criado em 1959 para preservar a famosa Gruta de Ubajara e também a fauna e flora dos ecossistemas de caatinga e mata úmida que formam um ambiente de transição na Serra da Ibiapaba, lá a vegetação varia desde a Caatinga do Cerrado até espécies da Floresta Equatorial. Existem várias trilhas no parque onde é possível encontrar cachoeiras, rios bons para banho, e formas variadas de vegetação. De Janeiro até Abril é a época de chuvas, quando tudo na serra, inclusive as vistas do sertão em baixo, fica verdejante. Nos meses mais secos, outubro e novembro, o parque destaca-se como um verdadeiro oasis verde no meio do sertão cearense. Entre os animais, são freqüentemente encontrados morcegos (na gruta), grupos do mico-estrela e do macaco-prego, cotias, tamanduás, tatus, e várias especies de serpentes. Outro grupo com grande variedade de espécies é o das aves, com espécies como gavião-casaca-de-couro, cara-cará, acauã, quiri-quiri, e urubu-rei. Há grande quantidade de répteis, como iguana, teiú e cobra coral verdadeira.