Juazeiro do Norte é uma cidade na região do Cariri, no sul do Ceará, a cerca de 550 km da capital Fortaleza. Conhecida principalmente pelo turismo religioso, Juazeiro também apresenta uma variedade de opções para turismo. O local tem o Padre Cícero como símbolo e é uma das cidades mais desenvolvidas do estado.
Turismo Religioso
É fato que Juazeiro do Norte realmente é uma cidade religiosa. Além da vistosa estátua de padre cícero e inúmeras igrejas espalhadas, a maioria das casas, por mais humildes que seja, apresentam belos altares em homenagem aos santos. Normalmente você pode encontrar fiéis subindo escadas de joelhos, com pedras na cabeça ou cumprindo outras promessas feitas ao padroeiro do local.
Também são várias os eventos religiosos da região. Durante o mês de setembro, ocorre a Festa de Nossa Senhora das Dores. Os dias 24 de março e 20 de julho também são movimentados, pois são as datas, respectivamente, de nascimento e morte do padre cícero. Entretanto, o Dia do Romeiro, comemorado em 1º de novembro, talvez seja a maior festa da cidade. São missas, procissões e inúmeras atrações para quem vai pelo turismo religioso.
Padre Cícero
Cícero Romão Batista nasceu em 24 de março de 1844 e tornou-se padre em 1870. A fama de santo milagreiro veio em 1889, quando uma beata sangrou a boca por conta de uma hóstia consagrada por ele. Desde então, foram várias indas e vindas de notícias do Vaticano, que acusou o padre de mistificação e heresia, o que resultou em suspensão da ordem em 1894 e não mais voltou. entretanto, o ‘padim ciço’, como é comummente chamado pelos fiéis, continuou a ser adorado por eles.
Engana-se quem pensa que sua história é apenas religiosa. Ele usou sua influência para e prestígio para eleger-se prefeito da cidade por 15 anos e se envolveu em inúmeras disputas oligárquicas da região. Foi nomeado vice-governador e eleito deputado federal, mas nunca exerceu os cargos, pois não queria deixar sua cidade.
Para visitação, a estátua do Padre Cícero locaiza-se na colina do horto e possui visão panorâmica da cidade. Ela está aberta diariamente, além de contar com uma capela e um pequeno museu em sua base com objetos da vida do Padre. Com 25 metros de altura e muita história para contar, o Instituo do Patriônio Histórico Artistico Nacional está estudano a possibilidade de tombar o monumento.
Visitação
Além das estátuas e igrejas, também é possível visitar o Museu Vivo da Cultura Popular Nordestina, a muralha da guerra de XIV, entre outros. O artesanato também é bastante vivo e é possível ver e comprar vários objetos no Centro de Cultura Popular Mestre Noza ou na Associação dos Artesãos da Mãe das Dores.
Há também o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, que fica a 18 km da cidade. É um sítio arqueológico mais importantes do país que reune mais de sete mil fósseis. Você também pode visitar o Arajara Park, em Barbalha, que fica a 28km, com piscinas, toboáguas e corredeiras.
Onde se hospedar em Juazeiro
San Felipe Hotel – O local possui ótima localização, na região central, próximo a pontos turísticos e com vista para a estátua e diárias na média de R$ 100,00. Contato: (88) 3511-7904
Lagoa LAzer Hotel – Ótima opção para quem vai a negócios ou lazer, com piscina e amplo estacionamento. O local também é próximo a pontos turísticos e parques. As diárias estão na faixa de R$ 75,00. Contato: (88) 3571-3331
Verdes Vales Lazer – Um ótimo local para se hospedar principalmente para lazer, pois o hotel dá acesso gratuito ao maior parque aquático da região. As diárias custam cerca de 240 reais. Contato: (88) 3566-2544.
Para conhecer Juazeiro e o Ceará, alugue um carro conosco e se aventure por esse estado maravilhoso! Simule o orçamento do seu aluguel.