O Arroz de carreteiro é um prato de origem gaúcha. O prato faz parte da história dos tropeiros e carreteiros. que passavam vários dias viajando, na labuta do campo levando o gado de um lugar para o outro.
O carreteiro era quem fazia a comida dos tropeiros. Ele lavava e cortava o charque em pedaços pequenos e juntava com o arroz. Um prato simples, mas que fornecia energia para o trabalho diário. Além disso a receita não estragava com com facilidade, o que era grande vantagem devido a falta de condições de armazenamento.
Apesar de ser gaúcho, o arroz de carreteiro também é comum no nordeste, principalmente no Ceará, devido a produção de carne de charque, que é bastante popular na região. Ela é usada tanto em pratos principais, como acompanhamento. Para montar um almoço rápido, mas saboroso, veja como fazer uma receita de arroz carreteiro.
Ingredientes:
– 1 kg de charque;
– 4 cebolas médicas picadas em cubos pequenos;
– 2 dentes de alho;
– 1 litro de água;
– 4 xícaras de arroz (de preferência agulhinha);
– Manteira da terra
– tempero verde a gosto.
Modo de fazer:
– Cozinhe a carne por 4 horas em água e depois no leite. Além de retirar o sal, a carne também ficará macia. Após cozida, desfie a carne com as próprias mãos.
– Enquanto cozinha a carne, vá preparando o arroz de maneira tradicional. Use cebola e alho para refogar, coloque água e deixe secar, mas tenha cuidado para não queimar.
– Em uma panela larga e rasa, coloque a manteiga da terra, a cebola picada e o alho para dourar. Acrecente a carne desfiada e refoque por alguns minutos em fogo alto. Em seguida, ponha o arroz e misture. Em poucos minutos, já estará no ponto. Acrescente o tempero verde por cima à vontade. Caso a panela seja de ferro, você pode servir nela mesma. Você pode fazer a receita com menos carne, desde que os outros ingredientes estejam na proporção certa.
Para você que quer saber mais sobre a culinária nordestina, confira também uma deliciosa receita de baião de dois.