Um dos mais esperados e polêmicos atrativos para o turismo do Ceará vai ganhando novos atributos. Sua inauguração na praia de Iracema, região central de Fortaleza, está prevista para dezembro do ano que vem. Entre os meses de agosto e setembro agora, chegam as placas e lâminas de acrílico de alta resistência e transparência que vão proteger os tanques de exibição, uma delas com nove metros de altura. As peças estão sendo fabricadas em Houston, nos Estados Unidos.
O Acquario contará com 38 tanques de exibição, com capacidade para 15 milhões de litros, em área total construída de 21,5 mil m2. A previsão de é de 1,2 milhão de visitantes por ano, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões. Serão 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil na cadeia produtiva do turismo.
Nesta terça (22), será inaugurada a Sala de Exposição do Acquario Ceará que vai expor o projeto e adiantar algumas das atrações do equipamento. A visitação será gratuita, diariamente, das 9 horas às 19 horas, e visa sensibilizar turistas e moradores sobre a importância do Acquario, construído pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur CE).
Neste espaço, os visitantes vão fazer um circuito retangular, onde estão dispostos cinco painéis informativos e três telões com vídeos interativos. Outra atração será a maquete do Acquario, que mede sete metros de comprimento por três de largura, e ficará no centro da sala.
A Sala de Exposição do Acquario tem 170 m² climatizados e vai explicar o projeto desde a sua concepção até a sua arquitetura futurista; detalhar o conceito de “Edutenimento”, que une educação, ciência e entretenimento e guiou a elaboração do Acquario; além de mostrar as divisões e atrativos internos, cinemas, praças de alimentação e lojas; o impacto para a economia do Ceará, e para o estudo da vida marinha.
A exposição será permanente, até a inauguração do empreendimento que será o maior aquário da América Latina e um dos maiores do mundo.