A previsão para hoje, em Fortaleza, é de tempo agradável, em relação a outros períodos do ano: céu parcialmente nublado ao longo do dia, com temperatura mínima de 23º e máxima de 30° centígrados. Além da variação de temperatura, outros fatores que contribuem para a melhoria do conforto térmico durante o período de julho a setembro na Capital são o aumento da intensidade dos ventos e menor incidência de radiação solar.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as temperaturas mais amenas, com máximas entre 29º e 31º centígrados e mínimas entre 22º e 24º centígrados, são comuns nesta época. O meteorologista Leandro Valente afirma que a diferença de temperatura em relação ao resto do ano é notável. “No primeiro semestre, quando é verão no Hemisfério Sul, os ventos no setor norte do Nordeste brasileiro são mais fracos, e há maior incidência de radiação solar. As temperaturas máximas podem chegar a 35°”, explica. Já nos meses de outubro a dezembro e de abril a junho, há um período de transição, uma gradativa modificação na temperatura.
O aumento na intensidade dos ventos a partir de julho, com pico em agosto e setembro, contribui para a melhoria da sensação térmica.
Em setembro, a média de velocidade dos ventos passa dos 16Km/h e as rajadas podem chegar aos 50Km/h, informa a Funceme. O fenômeno é causado por um deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico Sul, comum nesta época do ano.
As chuvas de pós-estação, como são chamadas as precipitações breves comuns neste período, também tornam a sensação térmica mais branda. “A cobertura de nuvens no céu serve como uma proteção para a gente, pois faz com que o sol não incida diretamente sobre a superfície”