A culinária nordestina é famosa em todo o país por suas receitas que deixam qualquer um com água na boca. Um ingrediente muito famoso e que está presente no cardápio de vários restaurantes do Ceará é a carne de sol, que também é conhecida como carne do sol e carne seca. Alguns ainda a confundem com a charque, porém a diferença está na qualidade da carne, a charque é mais gordurosa e pode ser usada no feijão, principalmente se for feijoada. Já a carne de sol é mais macia e menos gordurosa, excelente para diversas receitas.
São muitas as receitas com a carne seca, estas vão desde lanches rápidos a pratos requintados. Trouxemos uma receita muito famosa não apenas no Ceará e nordeste, mas no Brasil inteiro, o escondidinho, mas imagem só um escondidinho de carne de sol? Além de delicioso não é dificil de fazer, vamos aprender?
Ingredientes:
- 2 kg de mandioca descascada ( se não encontrar a mandioca você pode substituir por batata)
- água suficiente para cozinhar a mandioca
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 300 ml de leite
- sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 150 ml de manteiga de garrafa ( se não encontrar a manteiga de garrafa pode usar a manteiga normal)
- 1 cebola cortada em tirinhas
- 400 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- 1/2 pimentão verde cortado em tirinhas
- 1/2 pimentão vermelho cortado em tirinhas
- 1/2 pimentão amarelo cortado em tirinhas
- salsinha, cebolinha e coentro picados a gosto
- rodelas de cebola e dos pimentões a gosto
- 50 ml de azeite para untar o refratário
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 300 g de queijo coalho ralado (pode ser substituido por muçarela)
Modo de preparo:
1º – Numa panela em fogo médio, coloque mandioca descascada e cubra com água suficiente para cozinhar a mandioca. Deixe a mandioca cozinhando por 20 minutos, até ficar macia. Retire-a da panela e com o auxílio de um garfo, amasse bem com manteiga e acrescente o leite. (OBS: vá retirando os fiapos da mandioca).
Dica: Para a mandioca (ou batata) ficar bem macia e uniforme você pode passá-la na batedeira, ela fica com uma consistência perfeita.
Acerte o sal e reserve. O purê deve ficar consistênte, não pode ser muito mole, nem muito pesado.
Como desfiar a carne seca?
Depois que tirar o excesso de sal você deve colocá-la para cozinhar na panela de pressão, cubra com água e deixe no fogo por cerca de 25 minutos. Quando tirar a carne da pressão espere esfriar um pouco e começe a desfiar. Você vai perceber que a carne ficou molinha e que ela vai desfiando facilmente.
2º – Numa panela em fogo médio, coloque manteiga de garrafa e doure a cebola cortada em tirinhas. Junte carne seca dessalgada, cozida e desfiada e refogue bem. Adicione as tiras de pimentão verde, pimentão vermelho e pimentão amarelo. Desligue o fogo e junte salsinha, cebolinha e coentro picados a gosto. Tampe a panela e reserve.
3º – Num refratário retangular (34 cm X 27 cm X 8 cm de altura), forre o fundo com algumas rodelas de cebola, rodelas dos pimentões e regue com azeite. Depois, faça uma camada com metade da mandioca amassada, uma camada com a carne seca refogada e outra camada da mandioca amassada. Polvilhe queijo parmesão ralado e queijo coalho ou muçarela ralado.
Leve ao forno pré-aquecido para gratinar por 20 minutos a 180 ºC.
Gostou da receita? Então você precisa vim ao Ceará experimentar a carne de sol com queijo coalho, feita na chapa! Vem curtir o sol, a praia e a boa comida e se precisar alugar um carro conte conosco! Quer saber mais? Entre no nosso site e confira.