O Mercado Central é uma boa oportunidade para mergulhar de cabeça na cultura cearense. Rendas, roupas, castanha de caju e comida regional são encontradas com facilidade nos quatro andares do local.
Inaugurado em 1809, o Mercado Central foi construído em madeira e passou por diversas reformas. A última, de 1998, deu o contorno atual do lugar. Hoje, são mais de 550 lojas em um imenso emaranhado de passarelas.
Chegar até lá é fácil. O Mercado fica no Centro, na rua Alberto Nepomuceno, 199. Da avenida Beira-Mar, um dos principais pontos da cidade. Alugue um carro e conheça as beleza do Ceará.
A área compreendida para a administração da ALMEC era de 9.690,75 m2, medindo e se confrontando: ao poente, frente, por onde mede 174,16m, com a Av. Alberto Neponuceno, ao nascente, fundos, por onde mede 168,00m, com área de domínio público municipal, ao norte, lado direito, por onde mede 57,00m, também com propriedade do município de Fortaleza, e ao sul, lado esquerdo, em dois seguimentos de reta, medindo o primeiro, 9,00m e o segundo 49,00m, ambos confinando com o terreno em que se encrava a unidade assistencial da FEBEMCO termo de outorga da administração gerencial do Novo Mercado Central foi assinado, em 21 de outubro de 1997, pelo prefeito, no caso, Dr.Juraci Vieira Magalhães e o presidente da Associação dos Lojistas de Fortaleza – Almec, Sr. Antônio Bezerra de Brito.
Os visitantes podem encontrar no Mercado Central: artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas como mini-jangadas, bijuterias, jóias em ouro e artigos para decoração.
Os produtos regionais que encantam o paladar dos turistas como cachaça, licores, castanha e doce de caju, também estão, à venda mercado. Restaurantes oferecem comidas típicas nordestinas. Escadas, rampas e o elevador facilitam o acesso do público aos andares superiores.
Mercado Central de Fortaleza é o maior mercado do nordeste e nosso site é mais um forma de celebrar e manter sempre viva a rica história do Mercado Central que acompanhou e ainda acompanha a história de Fortaleza. Visite-nos e torne-se você também um personagem dessa história.