No centro da vastidão da Costa do Sol Poente encontra-se um dos mais belos destinos turísticos do litoral Oeste cearense. Entre praias emolduradas por vasto coqueiral, rio, piscinas naturais e dunas, os visitantes encontram as praias do Trairi

Praias se sucedem a Leste e a Oeste de Fortaleza num visual de encher os olhos. O turista não para de chegar e descobrir um mar de opções de lazer e entretenimento. Mas, agito não é tudo nos momentos de folga prolongada. Cada vez mais viajantes buscam destinos de paz e tranquilidade, onde a interação com a natureza faz a diferença.

 

O litoral do município de Trairi é um desses destinos. À beira-mar, a natureza ecoa em sons que ditam as regras de convivência pacífica e se mostra num recorte singular, englobando enseadas, foz de rio, dunas branquíssimas, lagoas de águas cristalinas e coqueiral.

Ecologistas, românticos e pessoas ansiosas por um lugar calmo para descansar e fugir do estresse encontram um porto seguro na costa do Trairi, onde vento e sol repõem as energias. No ambiente natural preservado de colônias de pescadores, a rusticidade é outro charme que apaixona. Mas, não faltam opções confortáveis de acomodação, além de points onde se saboreia inúmeras delícias da culinária pesqueira.

As praias ficam a poucos quilômetros da sede do município. É só escolher entre Guajiru, Flecheiras, Emboaca e Mundaú, numa extensão de 36 quilômetros. Como as praias são próximas, dá para curtir os atrativos de todas. É esse o prazer maior de conhecer a costa do Trairi. Tudo é perto e de fácil acesso pelas ramificações da Rodovia Estruturante.

Um abraço na natureza

Na chegada ao litoral do Trairi, a estrada se divide em duas. O viajante escolhe o caminho a seguir. À esquerda ou à direita, viverá momentos inesquecíveis

A propaganda oficial destaca: Trairi abriga três das mais belas praias do litoral Oeste cearense. Guajiru, Flecheiras e Mundaú são as estrelas do turismo no lugar. Emboaca completa a constelação. Nesse universo natural, o visitante se entrega aos prazeres do lazer tranquilo e respira uma atmosfera de descanso e paz, integrando-se ao cenário.

Para a chegada às praias do Trairi, o visitante passa pela sede do município. Vale a pena dar uma paradinha e conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, a padroeira da cidade. Bênçãos recebidas, a ordem é jogar-se ao mar do município, sem pressa de partir. O estresse fica na curva da estrada. O turista encontra o seu reduto praiano.

A estrela maior do Trairi é Flecheiras. Cenário de programações de sucesso na telinha, a exemplo do reality show No Limite, a praia estruturou-se para bem receber os turistas que começaram a chegar. Mas, não abriu mão de suas características rústicas. Manteve o bucolismo de pequena vila de pescadores e uma aura primitiva, retratada no vaivém das jangadas e nos currais de pesca próximos à costa. É justamente isso que encanta os visitantes.

O maior atrativo de Flecheiras são as piscinas naturais que se formam em maré baixa, quando se mostram arrecifes junto à costa. O momento é de festa para adultos e crianças, que brincam com os peixes coloridos em profusão nas porções d´água. Para os viajantes mais aventureiros, os esportes náuticos são uma excelente pedida. Kitesurf e windsurf são os preferidos.

Nativos oferecem passeios de jangada e paquete pelas águas de Flecheiras, num aperitivo para o desbravar das dunas que emolduram a praia. O passeio em direção ao alto é um convite à contemplação do pôr do sol a cada fim de tarde e à descoberta de lagoas de águas límpidas escondidas na vastidão de areia. Dunas petrificadas formam cenários intrigantes, como a Pedra da Índia, uma referência às índias que, em tempos remotos, desciam os morros para pescar com flechas. Daí, a denominação da praia.

Hotelaria

Trairi tem 51 empreendimentos hoteleiros distribuídos pelos 36 quilômetros de litoral. Flecheiras abriga a maior parte deles. A rusticidade abre espaços generosos para a modernidade em hotéis e pousadas, onde a culinária é um capítulo à parte. Pratos à base de peixes e frutos do mar em forma de receitas saborosas povoam os cardápios e convidam o turista a deleitar-se com os prazeres da boa mesa praiana.

Junto da praia de Flecheiras fica a pacata Guajiru, que preserva sua beleza nativa. Dunas brancas se destacam na paisagem e se unem à vasta faixa de areia da praia, salpicada de jangadas e outras pequenas embarcações. A pescaria ao lado dos nativos é uma das opções de lazer. A contemplação inebria a alma.

Mas, o melhor de tudo em Guajiru é caminhar à beira-mar de pés descalços, entregando-se ao abraço da natureza. De volta ao convívio social, o visitante se integra àquela gente hospitaleira, que adora um bate papo e mostra seu talento em peças utilitárias e decorativas. Pousadas aconchegantes erguidas junto ao mar formam a infraestrutura de receptivo.

À esquerda da estrada que conduz ao litoral trairiense, apresentam-se as praias de Emboaca e Mundaú. Na primeira, a estrutura de receptivo se resume a pequenas barracas e um restaurante rústico. Jangadas e barcos à beira-mar complementam a paisagem relaxante.

O viajante encontra uma melhor estrutura em Mundaú, dotada de hotéis e pousadas aconchegantes. A praia, de águas calmas e cristalinas, emoldurada por dunas e coqueiros, convida para temporadas de lazer e descanso.

A Praça do Mirante é o ponto de encontro da comunidade e local de contemplação do encontro do mar com o Rio Mundaú. Dali partem catamarãs para passeios pelo rio, num visual que inclui dunas, salinas, manguezal, ilhas e aves exóticas. Ainda no lugar, o visitante faz passeios de charrete, buggy e a cavalo, além de manter contato com pescadores artesanais e com as mulheres rendeiras. Elas exibem peças que surgem da manipulação dos bilros por suas mãos habilidosas.

Nativos e empreendedores do litoral do Trairi saúdam a presença dos visitantes, dão boas-vindas e esperam o breve retorno diante do cenário de beleza, o conforto das acomodações, a culinária e um item importante: a segurança nas praias. O tráfego de veículos é proibido na beira-mar, abrindo espaços para caminhadas tranquilas e brincadeiras em família e com os antigos e novos amigos.

Saiba mais

LOCALIZAÇÃO:

Trairi fica a 108 Km de Fortaleza. As praias do município ficam às seguintes distâncias em relação à sede: Emboaca – 10 km; Flecheiras – 12 km; Guajiru – 15 km; e Mundaú – 20 km.

Conheça o Ceará Alugue um carro!!!