Fortaleza está entre os três destinos mais procurados por turistas durante a alta estação, informou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (Abih-CE). De acordo com a pesquisa feita pelo órgão, a Capital cearense perde, durante o período, apenas para Orlando eRio de Janeiro. Acrise econômica e a alta do dólar acabaram trazendo lucro para o setor de turismo no Ceará.
“Com essa diferença no câmbio, nossos estudos apontam que a preferência, entre os turistas nacionais e internacionais, passa a ser o Nordeste brasileiro e Fortaleza se destaca como uma capital moderna, onde os setores público e privado investem permanentemente em infraestrutura, equipamentos e qualificação de serviços. Portanto, vivemos um momento muito bom”, explica Marcos Pompeu, diretor executivo da Abih-CE.
No setor do turismo, Fortaleza não foi atingida com as dificuldades da grave crise econômica enfrentadas pelo país. “Os pacotes mais vendidos para este período (de alta estação) contemplam Orlando, Rio de Janeiro e Fortaleza devido a vários fatores, não apenas à posição geográfica”, diz Colombo Cialdini, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Ceará (Abav) e do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur).
Um dos principais beneficiados com esse fluxo de turistas é o setor hoteleiro. “A alta estação está prometendo uma grande ocupação na hotelaria cearense e também nas pousadas de todo o litoral, em particular, nas duas praias internacionalmente conhecidas, que são Jericoacoara e Canoa Quebrada”