O Icaraí de Amontada, também chamado de Icaraizinho pelos moradores, fica a 180 km de Fortaleza. Na vila de pescadores, o encanto acontece por conta do banho de mar, que na maré baixa ganha piscinas naturais, das caminhadas por trilhas em matas nativas e da prática de wind ou kitesurf.
Segundo a dona da pousada Curva dos Ventos, Ezimar Teixeira, o lugar é visitado por pessoas que fazem esportes náuticos. “Podemos oferecer descanso, natureza e a vida pacata dessa vila de pescadores. A comida é caseira, o povo é hospitaleiro, mas não temos nada de muito cultural. Infelizmente nossos governantes ainda não acordaram para essa necessidade”, revela.
Ainda de acordo com Ezimar, durante o mês de novembro, há uma regata de canoas que sempre atrai vários turistas para a região. “Nas férias não temos nada além disso, só festinhas pequenas em lugares improvisados, pois não temos clubes”, afirma.
Potencial econômico
De acordo com a Prefeitura local, Amontada possui um grande potencial econômico ainda a ser explorado. Dunas, lagoas, coqueirais e um mar verdejante que se estende por 24 quilômetros. A descrição paradisíaca é real e está na costa oeste de Fortaleza.
As belezas exóticas e o aconchego da vida nativa da praia de Icaraí estão atraindo visitantes de várias partes do Brasil, que ficam encantados com o primitivismo daquela praia. Se na década de 70 o lugar era o paraíso de nativos, hoje virou sonho tropical de gringos europeus, segundo a Prefeitura.
Icaraizinho de Amontada possui atrativos de rara beleza, destacando-se – além da própria praia, pontilhada de coqueiros que se balançam com toque suave da brisa do mar – a lagoa da Várzea, que majestosamente se encontra a um quilômetro do vilarejo, protegida pelas dunas. Para quem deseja conhecer esse paraíso, é só Alugar um Carro em Fortaleza e pegar a estrada.