Os hotéis precisam investir com regularidade na modernização das instalações e na manutenção da infraestrutura, como forma de assegurar ou expandir a sua participação no mercado. Sintonizados com essa realidade, empreendimentos hoteleiros instalados no Ceará inovam para conquistar e fidelizar hóspedes, apresentando ambientes charmosos e exclusivos
Você não desenvolve um produto para você mesmo. É preciso conhecer o que as pessoas querem e desenvolver isso para elas. A frase do imortal Walt Disney tem tudo a ver com o ramo da hotelaria e, no Ceará, vem sendo seguida à risca. É a chamada obsessão pelos clientes, que gera inovações e pode ser sinônimo de sucesso.
A hotelaria cresce no Estado, e os empreendedores, nas várias regiões, têm buscado caminhar lado a lado com os hóspedes, com foco nas suas necessidades, desejos, aspirações.
Como resultado, se apresenta ao público viajante um leque de equipamentos charmosos, onde quem chega se sente acolhido. As portas se abrem e o visitante é recebido com um sorriso e atendido em suas expectativas.
Como os cearenses e a maioria dos turistas que visitam o Ceará adoram praias, a beira-mar e suas cercanias são os principais cenários para a instalação de empreendimentos charmosos que apostam em diferenciais e atrativos. Os hotéis se espalham a Leste e Oeste da Capital. Mas, a Costa do Sol Poente está na linha de frente das inovações. A estada caminha no ritmo da hospitalidade e os hóspedes se sentem bem atendidos, até mesmo no que jamais imaginavam encontrar.
O charme que conquista
Empreendimentos instalados no litoral Oeste do Estado seduzem os viajantes e convidam para uma estada inesquecível
Dizem que o charme é a essência da beleza. O Ceará é pródigo em cenários paradisíacos, mas os viajantes têm buscado, a cada dia, algo mais nos destinos distribuídos pela geografia cearense. Hoteleiros locais mais atentos às novas nuances do turismo mundo afora parecem ter descoberto a fórmula para fidelizar o público. É justamente o charme, que se apresenta nas instalações, na hospitalidade, no cerne que dá sentido à operação e diferencia o equipamento hoteleiro.
Seguindo nessa direção e se não bastassem as belas paisagens que surgem aos olhos dos visitantes, a Costa do Sol Poente do Ceará se revela sintonizada com aquele hóspede diferenciado, que não abre mão de opções de hospedagem onde o charme se mostra à primeira vista. Distribuídos à beira-mar e cercanias, equipamentos para a acomodação dos turistas observam a sazonalidade – uma característica intrínseca ao setor hoteleiro – se diluir nas unidades habitacionais ocupadas a maior parte do ano.
Na pequena e tranquila praia de Guajiru, a 140 quilômetros de Fortaleza, no município de Trairi, apresenta-se o Rede Beach Resort & Spa, um hotel de padrão internacional que deu um toque de classe ao povoado. Os ingleses, Penny Robinson e Sharon e Kevin Moddy, que comandam o hotel, exaltam a essência do equipamento – relax e contato com a natureza -, acrescida de hospitalidade e incentivo aos esportes aquáticos, para conquistar hóspedes, sobretudo desportistas do Sudeste do País e do exterior.
O visitante do Rede Beach curte a praia de areia branca, recortada por piscinas naturais, que se estendem até os verdes mares, e se entrega aos afagos do hotel, como a rede macia na varanda de um dos 24 apartamentos confortáveis e com decoração rústica, de onde se pode apreciar a deslumbrante vista da paisagem ao redor. O charme se completa com a piscina com hidromassagem, spa com ofurô, restaurante à beira-mar, academia, salão de jogos, loja de artesanato e escola de kitesurf.
Paraíso dos kitesurfistas, Icaraí de Amontada, a 220 quilômetros da Capital, oferece dunas brancas, lagoas, piscinas naturais e o rio Aracatiaçu. Dentre as muitas opções de acomodação, o visitante embarca no charme da Pousada VillaMango Beach Bungalows, com localização privilegiada em frente ao mar e vista da enseada. A integração com a natureza é o chamariz do empreendimento, desenhado em arquitetura rústica que alia conforto e charme. Bangalôs sobre palafitas, construídos artesanalmente em madeira certificada e eucalipto de reflorestamento, abrigam os hóspedes e foram projetados com circulação em todos os pontos cardeais, proporcionando ventilação natural.
A integração com a natureza oferece opções de esportes ao ar livre, em especial atividades aquáticas, como windsurf, kitesurf e canoagem, acrescidas de infraestrutura que inclui amplo gazebo frente mar, piscina com hidromassagem, serviço de bar e o Restaurante VillaMango, com cardápio assinado pela chef LiLi Hollanda. A pousada adota conceitos de sustentabilidade, desenvolvendo a coleta seletiva do lixo, uso organizado de água e energia, drenagem ecológica nos banhos e fontes de energia renováveis.
Há duas décadas atrás, a vila do Preá era uma comunidade totalmente direcionada à pesca. Mas, o lugar seguiu o exemplo da vizinha Jericoacoara e descobriu sua potencialidade turística, impulsionada pelos ventos fortes e constantes, ideais para a prática de kitesurf e windsurf. A estrutura de receptivo foi sendo aprimorada e o lugar recebeu, em 2005, o Vila Preá Resort, que convida ao relax à beira-mar, com a obrigação de desligar-se do mundo afora e entregar-se ao ambiente natural.
Idealizado pelos amigos estrangeiros Fred Brisemur e Robby Dehood, o Vila Preá Resort convida o visitante a navegar nas águas da praia do Preá e usar o resto do tempo livre para saborear pratos leves, à base de peixe e frutos do mar, e renovar as energias nos bangalôs, erguidos com “Pedra de Castelo” e madeira de eucalipto, piso de amarelinho e/ou jatobá e cobertura com palha de carnaúba. Trabalhos de artistas locais foram usados na decoração, criando um ambiente tranquilo e inovador. Uma novidade é o banheiro-jardim privado, espaço tropical onde é possível se deitar e tomar sol ou desfrutar de um banho ao ar livre em privacidade total.
Charme em Jeri
A simplicidade sofisticada é a marca do My Blue Hotel, antigo Mosquito Blue, na praia de Jericoacoara. O empreendimento recebe os hóspedes com privacidade e classe, num estilo único de apresentar as boas vindas. O colorido domina as instalações, rodeadas de verde – 75% da área total – e dotadas de itens necessários para a boa estada. E ainda tem o Spa MyBlue com carta de sugestões para as mais diversas preferências em tratamentos de beleza e relaxamento. Piscinas e hidromassagens reforçam o lazer do hóspede, que tem a oportunidade de saborear delícias no Restaurante e Wine Bar, em jantares românticos à luz da lua.
A Vila Kalango define Jericoacoara como um espetáculo e se mostra ao público como o melhor local da plateia. Localizado de frente para o mar, num jardim de cinco mil metros quadrados, entre coqueiros e cajueiros, o empreendimento recebe os hóspedes em palafitas, bangalôs e apartamentos, erguidos com materiais típicos da região. A ideia é aliar o conforto à rusticidade do lugar. As acomodações não possuem TV nem telefone, apontados como itens dispensáveis quando a intenção é desligar-se da rotina e do mundo.
O cardápio do restaurante, elaborado pelo chef internacional Paulinho Martins, envolve pratos feitos com ingredientes frescos da região. A atmosfera da Vila Kalango convida ao relaxamento. A rotina é deixada de lado e o visitante se entrega a novas sensações. Massoterapeutas estão a postos, com opções de massagens e tratamentos voltados para a renovação da energia corporal e o encontro do descanso e da paz interior.
O Hotel Villa Terra Viva é um dos mais novos de Jeri. O charme se sobressai no estilo colonial, numa estrutura que agrega conforto e modernidade. A meta é oferecer bem-estar ao hóspede, que usufrui de rede na varanda para momentos de descanso e contemplação na casa colonial, numa viagem de requinte regada aos sabores e aromas da praia.